Type to search

” Permanecer sentado ou em pé e retirar-se (…) independentemente de licença” (Art. 7°, VII, EOAB)

Notícias OAB Notícias/Curiosidades Prerrogativas do Advogado

” Permanecer sentado ou em pé e retirar-se (…) independentemente de licença” (Art. 7°, VII, EOAB)

Queridos alunos e amigos aqui do Blog,

Recebi diversas mensagens pelas redes sociais indicando uma imagem que retrata exatamente o contrário do que dispõe o Estatuto da OAB, Lei 8.906/94, no tocante às prerrogativas do Advogado. Confiram:

PRERROGATIVAS

De todas uma, ou a autoridade desconhece/pouco se importa completamente o Estatuto, o que não creio, ou algum “estagiário” (sempre são os estagiários, rs) de educação rígida e formal, um verdadeiro representante “dos bons costumes de Ilhéus”(citando a releitura de Jorge Amado, “Gabriela”), resolveu impor sua ordem.

Ora, caros alunos, estamos carecas de saber (para alguns a expressão valerá) que não há hierarquia entre Advogado, Juiz e Promotores, sendo todos indispensáveis à boa administração da justiça, cada qual com sua parcela de essencialidade.

No tocante à imagem acima, propriamente, reproduzo o que diz o art. 7°, VII, EOAB (Estatuto da OAB):

        Art. 7º São direitos do advogado:

[…]

        VII – permanecer sentado ou em pé e retirar-se de quaisquer locais indicados no inciso anterior, independentemente de licença;

 

De todo modo, como professor da matéria (Ética Profissional) e editor deste blog (que se dispõe a ajudar você que luta em busca de um sonho) não poderia deixar de compartilhar com vocês esta imagem, como forma de ilustrar, agora com um exemplo real e concreto, um desrespeito às prerrogativas do advogado.

Bons estudos, moçada!

 

SAVIO CHALITA

Editora Foco