Type to search

OAB reta final: aprenda a fazer uma revisão eficiente (Lízia Medina)

Artigos

OAB reta final: aprenda a fazer uma revisão eficiente (Lízia Medina)

Olá amigos!

Semana decisiva, de reta final para a 1a fase do Exame de Ordem! Por esta razão, um post dedicado ao tema: “OAB reta final: aprenda a fazer uma revisão eficiente”, de autoria da Lízia Medina.

Confira abaixo:

_______

OAB reta final: aprenda a fazer uma revisão eficiente

A pressão aumenta com a proximidade da prova da OAB e é justamente neste momento que você precisa aprender a filtrar o que pode prejudicar o rendimento dos seus estudos. Se você está se sentindo perdido, com vontade de sair estudando tudo, sem qualquer critério, calma que este artigo é para você.

É preciso reduzir os excessos e focar no essencial para conseguir fazer uma revisão eficiente e assertiva.

A semana que antecede a prova da OAB é um momento decisivo que vai definir a memorização dos conteúdos para impactar no acerto de questões no exame.

O foco deste período não é aprender assuntos novos, mas revisar e reforçar os pontos que exigem maior memorização, a exemplo de prazos e competências.

Quais matérias revisar na reta final para a OAB?

A estratégia mais eficiente consiste em focar apenas nos seus pontos fortes.

Durante a preparação, em razão da afinidade, é natural que o examinando tenha estudado bastante as matérias que serão exigidas na segunda fase. É hora de revisá-las! Memorize os prazos, reveja os procedimentos e estude a disciplina processual da área escolhida na segunda fase.

Invista grande parte da carga horária de estudos nas matérias com maior quantitativo de questões e menor volume de conteúdo, a saber: Ética profissional, Direito Constitucional, Direito Administrativo e Direito do Trabalho.

Para garantir 4 pontos de forma simples estude CDC e ECA, disciplinas pequenas e fáceis de gabaritar.

O que revisar?

Desde 2010, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) é a banca examinadora do Exame de Ordem e realiza, a cada ano, três certames. Isso nos possibilita analisar e identificar quais são os temas de maior incidência. Para aumentar as chances de “estudar o que vai cair” a revisão deve ser focada nestes pontos:

ÉTICA PROFISSIONAL

Da atividade da advocacia e mandato;

Dos direitos do advogado;

Dos honorários advocatícios;

Sociedade de advogados;

Das infrações e sanções disciplinares;

Estrutura da OAB, Conselho Pleno, eleições;

Incompatibilidade e impedimentos;

DIREITO CONSTITUCIONAL

Poder Constituinte;

Direitos e deveres individuais e coletivos;

Remédios constitucionais;

Organização político-administrativa;

Sistema de repartição de competência;

Poder Legislativo;

Processo Legislativo;

Controle de constitucionalidade.

DIREITO ADMINISTRATIVO

Organização da administração pública;

Entidades administrativas;

Poderes da Administração;

Licitações e contratos administrativos;

Intervenção do Estado na propriedade privada;

Desapropriação;

Agentes públicos;

Improbidade administrativa

DIREITO DO TRABALHO

Remuneração e salário;

Contrato de trabalho;

Alteração, interrupção e suspensão do contrato de trabalho;

Cessação do contrato de trabalho;

Jornada de trabalho.

DIREITO DO CONSUMIDOR

Código de Defesa do Consumidor (Lei n. 8.078/90).

ESTATUDO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n. 8.069/90).

 

Como revisar?

Nesta semana derradeira você deve revisar seus cadernos e os grifos feitos na doutrina. Atente-se para as exceções, vedações e prazos que estão destacados.

É comprovado pela neurociência aplicada à aprendizagem que associações visuais ajudam na memorização dos conteúdos estudados. Os mapas mentais são excelentes ferramentas de aprendizagem e facilitam a revisão dos assuntos. Estudando um mapa mental você consegue revisitar um tema de forma integral, recordando os pontos principais. Reveja os mapas mentais que você mesmo produziu e estude os mapas contidos na sua obra de base.

Passa na OAB quem acerta mais questões!

Você precisa estar familiarizado com a banca. Em praticamente todas as questões a FGV formula situações-problema para exigir o conhecimento da doutrina, legislação e jurisprudência predominante.

Para fixar o conteúdo estudado e treinar interpretação de texto é essencial que você faça uma revisão de cada disciplina por meio de uma bateria de questões, abordando todos os temas listados acima. Por exemplo, separe no seu livro de questões 50 questões de Direito Constitucional dentro dos temas mais incidentes e resolva analisando as respostas. Para otimizar o estudo foque em aprofundar nos pontos que você errou e siga em frente.

Com uma revisão eficiente sua memória estará garantida no dia da prova para acertar as questões e passar na OAB. Estude, acredita e vai!

Espero ter ajudado nesta semana decisiva para sua aprovação. Siga-me no Instagram @liziamedina para dicas diárias e participe da OAB com Lízia no nosso canal do Youtube Lízia Medina.

Conte comigo para acelerar sua aprovação!

 

Lízia Medina

Professora e coach especialista na OAB

 

Tags:

You Might also Like

Editora Foco