Type to search

O FIM DO MARCA TEXTO/POST-ITs NO MATERIAL DE 2a FASE! :(

2ª Fase Dicas de Estudo Estratégia Notícias OAB Notícias/Curiosidades

O FIM DO MARCA TEXTO/POST-ITs NO MATERIAL DE 2a FASE! :(

Ol√° galera! Tudo bem?
Mal foi publicado o Edital do XXI Exame de Ordem e j√° s√£o in√ļmeros os apontamentos sobre as altera√ß√Ķes percebidas em seu texto.
Vejam a import√Ęncia de SEMPRE ler o edital de qualquer prova que nos dispomos a participar!
Uma das grandes d√ļvidas em outras Edi√ß√Ķes do Exame foi esclarecida: o uso do marca texto e de POST-ITs no material de consulta para a 2¬™ fase!
VADE MARCATEXTO
Realmente, é uma significativa alteração, e vou explicar meu ponto de vista:
Em diversas oportunidades oriento meus alunos (nas aulas ou no blog) a utilizarem marca textos (ou mesmo l√°pis de cor colorido) e tamb√©m post-its para marcar o vademecum. O objetivo, √© o aumento da efici√™ncia nos estudos, no manejo do c√≥digo e a possibilidade de revis√Ķes muito objetivas e pontuais.
Num primeiro momento, sempre oriento a grifar os dispositivos que de maneira repetida vem aparecendo edi√ß√£o ap√≥s edi√ß√£o do Exame. Isto porque traz grande facilidade e objetividade na hora de fazer aquela revis√£o da lei seca. Afinal, sabemos que, estatisticamente, cerca de 90% das quest√Ķes s√£o verdadeiras transcri√ß√Ķes do texto legal. Identificar os dispositivos mais recorrentes e investir tempo na leitura vale muito a pena e traz resultado ascendentes ao longo dos simulados/provas realizadas.
Num segundo momento, a utiliza√ß√£o de marca textos ajuda muito o candidato de 2a fase a identificar dispositivos importantes √† fundamentar pe√ßas espec√≠ficas. Por exemplo, na √°rea de PENAL, utilizar a cor AZUL em todos os dispositivos que relacionem com LIBERDADE (tanto no CPP quanto na CF, art. 5¬į).
Os post-its s√£o eficientes tanto para separa√ß√£o dos assuntos, quanto para organizar (pela cor) alguns grandes temas. Quanto a este item (post-it), especificamente, a quest√£o se resolve de maneira simples. Se a inten√ß√£o √© organizar os c√≥digos, leis, s√ļmulas, basta utilizar os separadores que j√° vem identificados de gr√°fica. Veja um exemplo:

marcafacil

Livraria MarcaF√°cil (http://www.livrariamarcafacil.com.br/


Outra forma, √© a utliza√ß√£o de CLIPES para a separa√ß√£o dos C√≥digos (CUIDADO, o edital indica ser permitido para este prop√≥sito de divis√£o de c√≥digos, n√£o indiscriminadamente. N√£o indicaria uma interpreta√ß√£o extensiva deste ponto. Todo cuidado √© pouco pra evitar situa√ß√Ķes desagrad√°veis no dia da prova), pois permanecem indicados como materiais permitidos a constarem nos vademecuns/C√≥digos. Quanto aos clipes, √© poss√≠vel encontrar no mercado uma grande diversidade. Opte por combinar cores, tamanhos. Talvez seja uma solu√ß√£o (adotado o “cuidado” acima).
clipe
 
√Č claro que se o candidato n√£o estudar, n√£o ter consci√™ncia do que significa cada dispositivo destacado, n√£o ser√° capaz de organizar todo o pensamento e racioc√≠nio jur√≠dico (que √© avaliado!) para fundamentar e discorrer. No entanto, com o Edital publicado recentemente, tal t√©cnica de estudo/realiza√ß√£o de prova, passa a ser proibido.
Mas n√£o √© motivo pra desespero. Situa√ß√Ķes como estas fazem parte do jogo. N√£o significa que devemos nos manter passivos √† regras que s√£o impostas pela CFOAB/Organizadora, mas usarmos de intelig√™ncia (emocional, principalmente). √Č uma simples regra que n√£o lhe trar√° enormes preju√≠zos, mas demandar√° uma adapta√ß√£o nos estudos caso voc√™ j√° fosse uma adepto do que exemplifiquei em poucas linhas. Sem crise, pessoal!
Isso eleva a necessidade de uma melhor estrat√©gia de memoriza√ß√£o e leitura dos dispositivos. Mais do que nunca, quanto mais pe√ßas voc√™ desenvolver ao longo da sua prepara√ß√£o, melhor. Fa√ßa estruturas de cada pe√ßa poss√≠vel (claro que s√£o in√ļmeras, e √© por isso que indicamos a an√°lise das provas passadas, para que voc√™ invista tempo nas que j√° apareceram, e capriche muito naquelas que costumam aparecer com frequ√™ncia).
prova
Dentre teses poss√≠veis (tamb√©m √© preciso analisar exames passados), destaque teses que foram adotadas pela organizadora. Relacione principais dispositivos, princ√≠pios (e neste caso, veja se h√° um dispositivo legal correspondente ou se √© um princ√≠pio impl√≠cito), s√ļmulas etc. Elabore uma ficha para cada Pe√ßa, para cada tese, e assim por diante. Leia as fichas com frequ√™ncia, entenda os motivos dos dispositivos serem relevantes √†quela situa√ß√£o (isso ajudar√° a memorizar, pois far√° sentido!). Repita, transcreva, repita novamente, fa√ßa mais pe√ßas.
A jornada √© √°rdua, cansativa, √†s vezes desestimula, muitas vezes d√° vontade de desistir… mas s√≥ alcan√ßa quem acredita, persiste e n√£o desiste!
Era o que queria compartilhar com vocês!
Bons estudos!
 
Savio Chalita
Tags:

You Might also Like

Editora Foco