Type to search

40 DIAS PARA O DIA DA PROVA: DICAS + ROTEIRO PRÁTICO

2ª Fase Artigos Dicas de Estudo

40 DIAS PARA O DIA DA PROVA: DICAS + ROTEIRO PRÁTICO

Olá Pessoal,

O “trâmite” de toda edição do Exame de Ordem é um verdadeira prova de nervos. Por um lado aquela pressão amistosa dos familiares e amigos, por outra a pressão que a própria organizadora faz questão de nos garantir (questões mal formuladas, vasto histórico de problemas em correções pretéritas entre tantos outros pontos tensos que já conhecemos) além da dificuldade que é manter o “gás” durante todo período de preparação, repetindo peças, treinando questões, lendo leis etc etc etc.

cansado

A divulgação (gabarito, resultado preliminar e definitivo) da 1ª fase é sempre frustrante. Há sempre esperança de que alguma alma (por parte da organizadora) embeba-se de bom senso e realmente seja coerente face às questões problemáticas e tantos recursos tão bem embasados (modéstia a parte, muitos realizados com total empenho de todos nós, professores do IEDI).

Às vésperas da 2ª fase do Exame mais uma pedra no caminho dos examinandos: a famosa, conhecida e temida síndrome do DDT (“Dúvida De Tudo”) ou EACOM (“E Agora ,Choro ou Morro?”).

No geral, são dúvidas que se dividem basicamente em três assuntos:

Aspectos de Conteúdo: Sobre a prova, propriamente dita, envolvendo a matéria, questões, legislação, peças mais incidentes em exames passados e etc.

Aspectos Formais: O que pode ou não pode no dia da prova. Vademecuns e suas marcações, anotações, remissões, post it etc.

Pensando nisso e aproveitando os bons ares de um feriado (que na verdade é uma quinta feira que muitos não trabalham, o que não inclui todos nós, profissionais do direito e futuros colegas na Advocacia), criei um guia que envolve dúvidas normais neste interregno que estamos (com o dedinho do pé direito na segunda fase, o mindinho do pé esquerdo na divulgação do resultado definitivo, e as vezes quase caindo sentado na preparação diante a tantos percalços deste “processo” rumo à aprovação).
Lembrando que todo este guia é feito com base no Edital do X Exame de Ordem.
Chega de papo, vamos pra ele…

Dividirei o guia com base nos 2 aspectos que dividi sobre as modalidades de dúvidas: Aspectos de Conteúdo e Aspectos Formais:

A) Aspectos de Conteúdo:

O maior segredo de se livrar das dúvidas quanto aspectos de conteúdo (direito material e processual) da área optada para a prova da 2ª fase é ESTUDAR, TREINAR e REPETIR.

“Óia o cara viajando, isso eu sei!”

darr

Todo mundo sabe e mesmo assim todos, quase que 100% dos examinandos entram em “parafuso” durante a preparação para a prova da 2ª. fase. Por mais completo e eficiente que esteja sua preparação, seus estudos, materiais etc, chega uma hora, que como se fosse um “overtraining” (os marombas de plantão sabem bem disso), você passa a achar que não sabe nada! Ou que não sabe ou estudou o suficiente. Principalmente quando acaba lendo ou ouvindo algo (no caso dos que estudam em grupo ou em salas de estudo) que não faz a menor idéia do que significa.

Este é o famoso efeito do “deu branco” tão conhecido por nós desde as provas da 1ª série. O nervosismo, a ansiedade, o medo, as inúmeras expectativas etc, se aliam e causam este efeito indesejado.

O bacharel examinando está encerrando um ciclo de sua carreira profissional, inevitável todos estes fatores externos.
O jeito é buscar válvulas de escape para eliminar estes adversários que encontramos no caminho. A prática de esportes, academia, artes marciais ou qualquer outra atividade prazerosa (para cada um, é claro) é importante não só para a saúde, como para manter a calma, a respiração e os ânimos. Lembre-se… já viu o que acontece com o computador/notebook quando esquenta demais? PIFA!

fire

Aliando atividades “xô stress” aos estudos, tudo tende a manter certa harmonia.

xo

“E quanto às provas?”

Pois bem, outra questão é sobre que matérias priorizar no estudo para a 2ª. fase. Não há muito segredo. É importante manter certa intimidade com a área escolhida de maneira geral (Parto do pressuposto que sua escolha não foi pela área X em detrimento da Y porque uma era mais fácil que a outra, mas por certa relação de “afinidade” com o assunto.).

Entretanto, para turbinar a sua preparação, nada melhor do que dar aquela pesquisada nos último exames e verificar peças e questões que já caíram, como foi atribuída pontuação (observando padrões de resposta), o que devo me atentar para não descuidar (prazos, datas, idades, competência etc).

Leia a postagem DICAS PARA A PROVA DE 2ª FASE – CIVIL

Estar antenado sobre assuntos que circularam na mídia recentemente é uma alternativa de considerável eficiência no tocante ao assunto a ser abordado. Por exemplo, o caso do goleiro Bruno e o julgamento dos envolvidos no massacre do Carandirú foram assuntos que estiveram à tona pouco antes da publicação do presente Exame até final de Abril. Pode ser que o homicídio e suas qualificadoras, a coautoria criminosa, entre outros assuntos relacionados sejam evidenciados pelos examinadores (especificamente quanto a prova de Penal).

De modo geral é estudar de maneira ampla a área escolhida, treinar responder às questões e identificar peças cabíveis (e consequentemente competência, prazos, contagem de prazos, etc) e repetir muitas vezes, a fim de que consigamos fixar a estrutura da peça e principais dispositivos necessários (digo isso tendo em vista a necessidade prova e não como uma opção ao crescimento profissional)

B) Aspectos Formais:

Aqui o bicho pega! Trata-se das dúvidas que mais “bombaram” na última semana nas rodas dos Examinandos. Seremos bem pontuais, vamos apenas fazer uma visita ao querido Edital:

MATERIAIS E PROCEDIMENTOS PERMITIDOS PARA CONSULTA NA PROVA PRÁTICO-PROFISSIONAL (2ª Fase)

 

Veja Comunicado publicado pela Organizadora quanto ao XII Exame de Ordem, onde há outros exemplos de proibições e permissões de material – CLIQUE AQUI

No mais galera, não deixem de conferir um artigo especial envolvendo, além das questões levantadas aqui, dicas gerais para o dia da prova no post ROTEIRO PRÁTICO PARA A 2ª FASE DO EXAME DE ORDEM.

Muita garra, foco e determinação… falta pouco! Rumo à Aprovação!

Sucesso e bons estudos!

Savio Chalita

Tags:

You Might also Like

Editora Foco