Type to search

COMENTÁRIOS – ÉTICA PROFISSIONAL – PROF. SAVIO CHALITA

#PassandoComÉtica Prof. Savio Chalita 1ª Fase

COMENTÁRIOS – ÉTICA PROFISSIONAL – PROF. SAVIO CHALITA

Comentários Ética Profissional

Olá galerinha!
Infelizmente não consegui fazer o periscope com vocês. Algum problema com o aplicativo, que ainda não foi corrigido. De qualquer maneira, não vou deixar de tecer meus humildes comentários sobre a prova de Ética Profissional. De início, abaixo o link, com os cadernos de questões e também o GABARITO ATUALIZADO, vez que a organizadora alterou o gabarito de algumas questões antes mesmo da abertura de prazo pra recursos. No geral, uma prova com uma abordagem atípica, com questões pouco cobradas. A maioria teria sido possível responder com os nossos vídeos no periscope, na semana de revisão.
Confiram:

Caderno de Questões – Clique Aqui
Gabarito Atualizado – Clique Aqui
Ética Profissional – Questões de 1 a 10 (Prova Branca – Tipo 01)
1- “Alexandre, advogado que exerce a profissão há muitos anos, é …”
Alternativa correta: D
Comentários: A questão abordou de maneira “estranha” o assunto, mas tranquilamente o candidato poderia ter identificado se tratar da isenção técnica e liberdade de exercício da advocacia (Art. 7°, I, EOAB), sendo que a pressão das autoridades ou mesmo da opinião pública não podem ser capazes de influir na liberdade do advogado em aceitar ou não o patrocínio de uma causa.

2- “O advogado Carlos dirigiu-se…”
Alternativa Correta: B
Comentários: Aplicação da Súmula Vinculante 14 e art. 7°, XIV, EOAB.
3-“Tício, presidente de determinada…”
Alternativa Correta: C
Comentários: Fundamento no art. 50, EOAB, que possibilita aos Presidentes dos Conselhos da OAB (estados) e das Subseções (cidades ou cidade) o direito de requisitar cópias de peças de autos e documentos a qualquer tribunal, magistrado, cartório e órgão da administração direta, indireta e fundacional. A organizadora realmente inovou na abordagem, mas foi uma interessante questão, já que este dispositivo tem aplicação prática nas situações envolvendo o desrespeito às prerrogativas dos advogados.
4- “Formaram-se em uma faculdade de Direito…”
Alternativa Correta: C
Comentários: Fundamento, respectivamente, nos seguintes incisos do art. 28, EOAB: com relação a Luana, impedimento previsto no inciso VIII; com relação a Leonardo, I; com relação a Bruno, V.
5- “Daniel contratou…”
Alternativa Correta: C
Comentários: Fundamento no art. 26, EOAB.
6- “Victor nasceu…”
Alternativa Correta: D
Comentários: Fundamento no art. 10 caput e §2°, EOAB.
7-“Os jovens Rodrigo…”
Alternativa Correta: D
Comentários:No caso, ambos advogados não cumprem a condição de elegibilidade previsto no art. 131, §5°, f, do Regulamento Geral da OAB.

8- “Os advogados…”
Alternativa Correta: D
Comentários: Correta, pois apenas configuraria infração, prevista no art. 34, XII, EOAB, quando a recusa não possuísse justo motivo, o que no caso não se enquadra.

9-“As subseções X e Y…”
Alternativa Correta: A
Comentários: Fundamento no art. 119, Regulamento Geral da OAB

10- “Carlos integrou…”
Alternativa Correta: B
Comentários: Art. 66, I, EOAB

Editora Foco