Type to search

Roteiro de preparação para o Exame de Ordem

#PassandoComÉtica Prof. Savio Chalita 1ª Fase 2ª Fase Dicas de Estudo

Roteiro de preparação para o Exame de Ordem

Olá pessoal, tudo bem?!
Abaixo, transcrevo a vocês o calendário do Exame de Ordem 2016, com informações sobre o edital e as datas das provas nas fases 1 e 2. Essa relação foi publicada pela OAB e nos garante a grande vantagem: PREPARAÇÃO!
Primeiro, vamos às datas:
XIX EXAME DE ORDEM UNIFICADO Edital: 29/janeiro/2016* | Prova 1ª fase: 03/abril | Prova 2ª fase: 29/maio
XX EXAME DE ORDEM UNIFICADO Edital: 06/junho | Prova 1ª fase: 24/julho* | Prova 2ª fase: 18/setembro
XXI EXAME DE ORDEM UNIFICADO Edital: 26/setembro | Prova 1ª fase: 20/novembro | Prova 2ª fase: 22/janeiro/2017
Pois bem. Agora é ORGANIZAÇÃO antes de tudo!
Resultado de imagem para organização
Perceba que a dificuldade do Exame está em ficar tão somente observando-o de longe, sem atitude alguma. É óbvio que o resultado não virá. Trabalhar, fazer estágio, cursar o último ano de graduação, terminar o TCC, cuidar dos filhos, “não ter lugar pra estudar”… inúmeras são as dificuldades. Todos experimentam das suas próprias limitações físicas, internas, externas… o resultado positivo está pra ser alcançado por quem se dispõe a avançar tudo isso (e outras) que relacionei.
Resultado de imagem para ficando louco
Você encontrará muito palpite sobre qual o melhor método de estudos. Sequência de ações. Ações indispensáveis. Cuidado! Estes escritos podem lhe render uma satisfação plena de que tudo vai dar certo (principalmente se for possível pra você conseguir “x” horas de estudos diários, adquirir tantos livros e cursos etc), como também o ácido desespero de “se pra passar eu preciso ter tudo isso, adeus!”.

“Gaste” uns dias pesquisando alguns métodos, caso não tenha já o seu definido. Interessante conhecer o que se tem e foi testado, e não acreditar que existe apenas um método infalível (as variações são inúmeras: memorização, repetição de exercícios, mapas mentais, resumos, resumos esquematizados, técnicas mnemônicas, etc). Neste mesmo espaço de tempo, organize o material que irá utilizar (Abaixo farei minha sugestão).

Planeje o seu “cantinho de estudos”. Verifique se há iluminação, ventilação e um mínimo de conforto (você passará boas horas alí. Não precisa ser uma cadeira com massagem, mas algo que te permita não distrair pelas dores nas costas tão rápido – sim, elas existirão na sua jornada, entre outras).

Converse com seus familiares, amigos, namorada(o). Informe-os do projeto que se iniciará. Isso será de grande valia para que permitam suas horas de “refúgio”. Se for o caso, faça um “contrato de ajustes”: Não sairemos aos sábados (cinema, balada, missa, etc) durante apenas 3 meses; Não poderei participar da viagem no feriado, mas comemoraremos minha aprovação a rigor!; Se você tem filhos, combine com seu marido/esposa algumas horas. Será um sacrifício curto (pense que na preparação para concursos públicos a preparação envolve anos de estudo, sem perspectiva – muitas vezes- de editais) por um resultado de grande satisfação pra você e toda a família.

Com tudo isso, é necessário também organizar a sua vida: Verifique os horários que possui disponível para estudar. Cada minuto é muito precioso. Abandone as redes sociais (se conseguir) ou diminua sua utilização durante este período. Sem essa de que “ah eu participo de um grupo de estudos pelo facebook”. Você lê uma, duas…três postagens e vai logo “fuçar na time line”. Portanto, tenha disciplina. (Minha filha diria: “papai cê tá bavu?”. Não, só quero que tenha sucesso no que está se dispondo a fazer).

Use e abuse do “Excel” (ou programa equivalente). Monte nele um horário diário. Inclua nas horas livres as matérias que irá estudar. Fique livre por estudar todas ou apenas as que possuam maior número de questões na prova. Isso é particular, cabe a você pensar uma estratégia de atuação na sua preparação.
Com o horário montado, será possível adicionar às matérias (horários de estudo que você identificou no seu horário diário) e começar a preparação.
Minha sugestão, como inicialmente disse que traria, é por um Curso Específico + Questões comentadas + Lei Seca + Revisão + Simulados. Caso não seja possível o curso, a leitura de uma Sinopse bem completa e voltada para o Exame de Ordem. (Veja abaixo cada uma das indicações).
1° Assistir aula/ Ler Capítulo: realizar anotações objetivas e curtas, de forma a facilitar uma revisão.
2° Realizar questões comentadas (observar o gabarito apenas após tentar responder às questões), como forma de assimilar e aplicar o conteúdo.
3° Leitura da lei seca, destacando com cores (não precisa ser marca texto, compre uma caixa de lápis de cor que vai render muito mai$$$) os dispositivos com maior incidência (eu marcava todos os que caiam) nas questões comentadas (Interessante que a obra de questões comentadas seja atualizada, o que lhe garantirá perceber os assuntos que mais se repetem nas edições da prova).
4° Revisões: No final de cada semana (preferencialmente no domingo), faça uma breve revisão do que foi estudado ao longo da semana. Passe o olho, afinal o conteúdo já foi trabalhado, reforçado, aplicado. É necessário essa “relembrada” semanal. No final do mês, dê uma passada na totalidade de anotações, desde a primeira.
Interessante também é, após a revisão das anotações, dar uma “passada de olho” nos destaques feitos com CORES na legislação seca.
DICA: Você pode usar o VADEMECUM ou então buscar a legislação no site do Planalto (pesquisa no google a legislação seguida da palavra “planalto”. Alí a lei estará sempre atualizada!). Copie e cole este texto no WORD. Utilize a ferramenta de realçar texto e também “REVISÃO”, que possibilitará inserir comentários em determinados pontos da lei, caso necessário.
5° Simulados: Na sua rotina de estudos reserve dias para a realização de simulados. Perceba que muitos cursos preparatórios disponibilizam estes simulados on line e presencial até mesmo como forma de concessão de bolsas de estudo. Façam! É importante treinar!
Aqui, registro minhas indicações dentre as sugestões de rotina de estudo e respectivos CUPONS DE DESCONTOS, caso seja de interesse de vocês adquirí-los. Confiram:

Cursos on line, 1ª e 2ª fase: www.iedi.com.br

Cupom de desconto: descontoiedi (25% não cumulativos)
Instituto de Educação a Distância Interativa

Sinopse Completa (Específica Exame de Ordem): SUPER-REVISÃO OAB – DOUTRINA COMPLETA – 5ª ED – 2016

 

Livro de questões comentadas: COMO PASSAR NA OAB – 1ª FASE – 5.500 QUESTÕES COMENTADAS – 12ª Ed – 2016

Legislação comparativa -Ética Profissional: NOVO CÓDIGO DE ÉTICA e DISCIPLINA DA OAB – ANOTADO E COMPARADO

Para todos os livros adquiridos diretamente no site da Editora Foco, utilizem o cupom de descontos “descontofoco”, e garantam 25% off (não cumulativo com outras promoções e descontos).
Espero que tenha auxiliado de alguma forma a cada um que nos dá honra na visita ao nosso blog!
Sucesso a todos,

Prof. Savio Chalita

 

Tags:
Editora Foco