Type to search

Artigos Atualização Legislativa Datas do exame DESTAQUE Motivação Notícias OAB Rádio Como Passar na OAB

Tenho pouco tempo pra estudar para o Exame de Ordem. O que faço?!?!?!?!?!

Olá galerinha! Tudo bem?

Se você acessou o link do nosso post por conta do título, seja bem vindo ao mundo!

Não sinta-se um alienígena. A maioria dos OABEIROS e CONCURSEIROS, sofrem deste e outros males da vida moderna (ou mesmo do simples acúmulo de responsabilidades).

Considerando que são inúmeros os métodos de estudo e de ganho de rendimento nos estudos, este post tem a pretensão de apresentar uma sugestão que deu (e dá) certo. Faça os ajustes necessários à sua realidade, e força na peruca!

Estudar para o Exame de Ordem, concursos e provas no geral, demanda muita estratégia e não apenas vontade de vencer e alcançar o seu objetivo. O negócio é aliar esses dois (indispensáveis) ingredientes do sucesso.

Antes de mais nada, precisamos conhecer qual o objetivo. Para a 1ª fase o nosso objetivo é alcançar pelo menos 50% das questões (80 questões no total). Com isso já é possível buscar uma outra informação, que é quanto ao número de questões dentro de cada uma das matérias.  Vejamos:

MATÉRIAS

N° DE QUESTÕESINTERVALO DE QUESTÕES
Ética Profissional e EOAB10 (8 na última)1 a 10
Filosofia211 e 12
Constitucional713 a 19
Direitos Humanos320 a 22
Internacional223 a 24
Tributário425 a 28
Administrativo629 a 34
Ambiental235 a 36
Civil737 a 43
ECA244 a 45
CDC246 a 47
Empresarial548 a 52
Processo Civil653 a 58
Penal659 a 64
Processo Penal565 a 69
Trabalho670 a 75
Processo Trabalho576 a 80

Obs.: No exame XXIII tivemos uma sensível alteração, em especial na redução de 2 questões em Ética Profissional. Estamos aguardando o XXIV para verificar se este padrão se manterá.

Esta análise visa possibilitar o estabelecimento de prioridades. É claro que o ideal é que o Examinando estude todas as matérias, inclusive ao longo da graduação, sendo que às vésperas do Exame apenas será um momento de resgatar alguns conceitos, datas, prazos, princípios etc.

Mas a realidade é que manter uma regularidade de estudos, juntamente com trabalho/estágio e outras responsabilidades (família etc) não é tarefa fácil.

Assim, considerando este pouco tempo e as matérias, com suas devidas incidências, é preciso fazer algumas escolhas!

Se você possui 1 mês para o Exame, invista o seu tempo nos grandes blocos de matérias, considerando também aquelas que, mesmo pouco numerosas, são partes de sua formação acadêmica (matérias que você gosta ou tem grande facilidade).

Mas como assim?

Veja:

Se você nunca compreendeu bem as liçoes de ECA, Direito Internacional, Ambiental (isso é preocupante!), não será agora, faltando 1 mês, que você vai querer ser um doutrinador da área né? Opte, então, por estudar as matérias que possuem maior número de questões na prova.

Em primeiro lugar: ÉTICA PROFISSIONAL!

Esta matéria é indispensável e de grandes probabilidades de você GABARITAR se houver uma dedicação para tanto. Neste ponto, aproveito a oportunidade pra apresentar/reapresentar a obra 350 DICAS DE ÉTICA PROFISSIONAL PARA O EXAME DE ORDEM, com ponto a ponto muito objetivo, preparado com foco nos últimos Exames de Ordem.

350 DICAS PARA O EXAME DE ORDEM – CONHEÇA

IMG_20160810_150920 IMG_20160810_150902 IMG_20160810_150817 IMG_20160810_150725

Em segundo lugar: TRABALHO e PROCESSO DO TRABALHO + PENAL e PROCESSO PENAL

Juntas, estes dois grupos de matérias, intimamente associadas, garantem 11 pontos cada. Ou seja, um total de 22 pontos!Não há dúvida que investir tempo/energia neste assunto é algo imperioso!

Destaquei apenas alguns exemplos, pois como mencionei inicialmente, esta análise deve alcançar a peculiaridade de cada um, considerando as experiências, afinidades com as matérias etc.

Escolhidas as matérias, será necessário verificar os horários livres para estudos (elaboração do plano de estudos e quadro de horários). Confira nosso post: ROTEIRO DE PREPARAÇÃO

Para as demais matérias, recomendo a utilização do TUDO EM PARA OAB, que traz uma sinopse objetiva e voltada para o Exame bem como questões comentadas dos últimos Exames, alternativa por alternativa.

Para estes livros, se adquiridos junto ao site da Editora Foco, utilizem o cupom de descontos “saviodesconto” que irá garantir 30% off (não cumulativo com outros).

 

 

Tags:

You Might also Like

Editora Foco