Type to search

2 QUESTÕES ANULADAS: PASSEI! E AGORA? POUCOS DIAS PARA A PROVA

2ª Fase Dicas de Estudo Estratégia Indicações de Obras e Cursos Resultado

2 QUESTÕES ANULADAS: PASSEI! E AGORA? POUCOS DIAS PARA A PROVA

Boa tarde pessoal, como vão?

Espero que estejam firmes e focados na reta final para a 2ª fase!

Hoje pela manhã fomos surpreendidos por uma postura quase que inédita da organizadora: 2 questões anuladas!

De fato, edição após edição do Exame de Ordem, podemos perceber a postura da organizadora em manter diversas questões nitidamente “viciadas”. Houve edição onde mais de 11 questões problemáticas haviam sido apontadas pelos professores.

Estas anulações refletem diretamente na vida de milhares de Examinando, afinal, muitos haviam ficado de fora da 2ª fase por 1 ou 2 pontos.

Confira aqui a lista com o resultado definitivo da 1ª fase do XVII Exame de Ordem

Respostas aos Recursos Interpostos (acesso com CPF e senha)

Portanto, meus amigos, muitos examinandos estão diante de uma dicotomia: Por um lado a alegria de ver o nome lançado na lista dos aprovados em 1ª fase. De outro, o desespero do exíguo prazo para se preparar de maneira suficiente para a 2ª fase do Exame (que será realizada no dia 13.09.15).

Não se desesperem!

Quando o assunto é Prova/Concurso e a ânsia pela aprovação, a resposta é muito simples (ou nem tanto, vai!): Organização, Planejamento, Foco e Fé!

Claro que é possível inserir mais uma infinidade de “ingredientes”, mas estes reputo serem de grande relevância, em especial quanto ao propósito que te trouxe aqui no blog, caríssimo leitor.

Considerando situações de Exames anteriores (onde os Examinandos aprovados após recurso chegavam a ter 15 dias para estudar), o caso atual é um pouco mais confortável. Certo é que muitos professores já costumam orientar seus alunos, que ficaram por poucos pontos, a não deixar a preparação de lado e estudar como se aprovados tivessem sido.

Por óbvio que “haja perseverança”, já que o sentimento da “reprovação momentânea” (não ver o seu nome na lista de aprovados preliminar) é um considerável banho de água fria.

Reflexões à parte, agora é hora de arregaçar as mangas (literalmente)!!!

Não há tempo suficiente para “aprender” do zero a matéria. Mas há tempo considerável para uma boa revisão e muito treino.

A segunda fase do Exame de Ordem exige, além de um bom conhecimento na área escolhida, um bom domínio da estrutura das principais peças, detalhes formais, preliminares a serem arguidas, fundamentação jurídica, coesão/objetividade/clareza na elaboração textual e nos pedidos, além de muito (MUITO) treino.

Assim, sugiro a todos (não só os que tiveram hoje a alegria de ver o nome na lista de aprovados), que tomem as seguintes ações a partir de agora (e isso é “pra ontem” – ou seja, comece imediatamente… o tempo está passando):

1- Separe o material que será usado para a sua preparação. Opte por um bom manual ou resumo. Não é hora de buscar uma doutrina densa ou uma coleção com 10 volumes sobre o assunto. Escolha obras “feitas” para o Exame de Ordem/Concursos. São materiais mais enxutos, objetivos e atentos ao que mais as organizadoras (em especial a FGV) vem cobrando em provas e concursos.

De maneira especial, indico para vocês algumas obras que são de grande eficiência e peso para este momento. Sem contar, que estão com um super desconto na aquisição direta pelo site da Editora Foco. Vejam quais são:

a) Manual de Prática Advocatícia – Peças Práticas + Questões Discursivas

– A obra apresenta conteúdo da prova prática nas 7 áreas do Exame de Ordem! “Ah, Professor, mas eu só vou fazer Penal”. Não se preocupe, o início da sua carreira será recheada (salvo poucas exceções) de assuntos das mais diversas áreas. Você já garante aqui um bom livro de apoio para o início da sua carreira!

Manual de Práticas Advocatícias - 2014

Adquira agora! Clique Aqui!

Degustação da obra (Grátis) – Clique Aqui!

 

b) Manual Completo de Direito Administrativo – Prof. Wander Garcia

-É o único manual que tem todas as peças e questões pra 2a fase da OAB pra quem vai prestar na área de Administrativo. Excelente obra! Assim como o Manual de Práticas Advocatícias, será um grande aliado no início da carreira bem como para os que pretendam seguir a “vida de concurseiro” após a aprovação no Exame.

Manual Completo de Direito Administrativo - 2014

Adquira agora! Clique Aqui!

Degustação da obra (Grátis) – Clique Aqui!

 

c) Manual Completo de Direito Civil – Prof. Wander Garcia e Gabriela Pinheiro

-Teoria Altamente Sistematizada
-Jurisprudência do STF e do STJ – Classificada e Destacada – Mais de 800
-Questões Comentadas – Objetivas e Subjetivas – Mais de 1.000
-Modelos de Peças Práticas e Exercícios Práticos
-Quadros Sinóticos para Leitura Rápida

Manual COMPLETO de Direito CIVIL - 2014

Adquira agora! Clique Aqui!

Degustação da obra (Grátis) – Clique Aqui!

 

d) Vade Mecum de Jurisprudência 6a edição
-Obra indispensável para a 1ª e 2ª fase do Exame de Ordem e Concursos Públicos; Grande ferramenta para ser utilizado no exercício profissional.

– 4.000 Decisões Classificadas
– 3 anos de Informativos + Série histórica de Súmulas

Vade Mecum de Jurisprudência STF/STJ - 6ª Ed - 2015

Adquira agora! Clique Aqui!

Degustação da obra (Grátis) – Clique Aqui!

 

e) Prática Penal – 2ª Fase da OAB – 5ª Ed. 2015 – Prof. Eduardo Dompieri

-Exercícios práticos (OAB/ Exame Unificado)

-Peças Prático-Profissionais resolvidas

-Modelo de peças práticas

-Súmulas STF/STJ

Prática Penal - 2ª Fase da OAB - 5ª ED - 2015

Adquira agora! Clique Aqui!

Degustação da obra (Grátis) – Clique Aqui!

2- Treine… Treine… Treine!

– Grande diferencial ao Examinando que se prepara para a 2ª fase do Exame de Ordem são as horas dedicadas a treinar as questões. Nas obras que enumerei acima, constam questões de provas passadas, que também podem se encontradas na internet com grande facilidade (acesse pelo site da OAB ou da própria organizadora). Claro que as obras apresentam comentários e a estrutura da peça (o que ajuda e muito na hora da preparação, principalmente em razão da segurança do que é apresentado como sugestão de estudo).

Durante os treinos de peças e questões, não deixe de estruturar sua peça com os principais argumentos, súmulas, fundamentação jurídica e, verdadeiramente, memorizar esse “esqueleto”. Não é difícil! A partir da 3ª peça (ou até antes, dependendo da sua familiaridade com a área) você já estará com quase tudo “na ponta da língua”.

Quanto mais peças você conseguir fazer, verificando o padrão de respostas e as demais orientações que as obras indicadas trazem, maiores serão seus resultados!

3- Materiais Permitidos e Proibidos

Temos tratado deste tema em inúmeros posts aqui no blog. Pra não ficar “repetitivo”, indico abaixo o link que irá redirecioná-lo para esta postagem acerca do tema. Não deixem de conferir!

MARCA TEXTO NO MATERIAL DE CONSULTA? USAR OU NÃO USAR?

ROTEIRO PRÁTICO PARA A 2ª FASE DO EXAME DE ORDEM (Dúvidas, Dicas e Materiais)

Dicas para a Prova da 2ª Fase OAB – Civil

Espero que tenha ajudado, de alguma forma, nesta hora de certo “desespero” acerca de POR ONDE COMEÇO???

Qualquer dúvida, escrevam-nos!

Bons estudos,

Fiquem em paz! Foco e Perseverança!

Prof. Savio Chalita

 

Leia Também:

Por onde começo minha preparação para a 2ª fase do Exame de Ordem?

 

Editora Foco